Home Notícias Nossa Cidade VOCÊ AMA CONFINS? ASSOCIAÇÃO CRIADA PARA BUSCAR SOLUÇÃO DAS ENCHENTES DAS LAGOAS AGORA ESTÁ BUSCANDO OUTRAS SOLUÇÕES

VC no Portal

Educação

VOCÊ AMA CONFINS? ASSOCIAÇÃO CRIADA PARA BUSCAR SOLUÇÃO DAS ENCHENTES DAS LAGOAS AGORA ESTÁ BUSCANDO OUTRAS SOLUÇÕES PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriano Marques   
Sex, 15 de Novembro de 2013 19:03
19 de outubro, sábado. A Associação de Moradores de Confins – AMOCONFINS, convocou a população para uma Audiência Pública na Escola Estadual São José. Foram colocados em pauta vários assuntos, o mais enfático foi sobre o retorno que a cidade terá em relação ao ônus ambiental das grandes obras da região. 

Audiência não teve grande adesão, mas os presentes participaram com boas sugestões. Foto: Adriano MarquesAudiência não teve grande adesão, mas os presentes participaram com boas sugestões. Foto: Adriano Marques

O aeroporto. Devolve ao município um grande passivo ambiental: muito ruído, óleo combustível, vibração, carga excessiva de peso no solo e um grande volume de água pluvial. O número de voos vem aumentando e o trânsito de aeronaves está maior, por mais que sejam feitas ações para minimizar os impactos, o solo cárstico, onde há presença de grutas, rios subterrâneas, dolinas e vales, é muito sensível. Além do atual projeto dao construição de dois novos terminais de passageiros, futuramente será construída uma segunda pista para aumentar a capacidade de aviões em trânsito.

João Lúcio falou sobre o passivo ambiental do aeroporto. Foto: Adriano Marques João Lúcio falou sobre o passivo ambiental do aeroporto. Foto: Adriano Marques Dia 22 de novembro, o Aeroporto de Confins será privatizado, através de concessão. Conforme João Lúcio, morador de Confins e um apoiador da Associação, não há nenhum item no edital que contemple um retorno para Confins devido ao passivo ambiental que já é gerado e o que será ainda mais degradado pelo aeroporto. "Seria importante a população se manifestar para cobrar junto à Infraero um retorno paraa cidade, a AMOCONFINS não é contra o progresso, mas o processo precisa ser sustentável ", completou João Lúcio.

A rodovia. A impermeabilização do solo e aumento do trânsito de veículos na nova malha viária que está sendo finalizada ao longo da cidade, pode causar problemas com fortes chuvas e ainda gerar vibrações modificando o solo, podendo causar assoreamentos de lagoas e erosão do solo ao longo da rodovia. "O solo é muito sensível e sente o impacto destas obras.", disse Maria Auxiliadora.

A questão. Com essa série de futuros passivos é importante que o Estado e a União deem apoio ao município com ações de melhoria, pois não dá para arcar com esse ônus sozinho, deixando outros investimentos, para tratar de questões ambientais herdadas destas grandes obras. A próxima reunião do AMOCONFINS não foi marcada, entretanto dará continuidade aos assuntos, encaminhando os questionamentos às autoridades competentes.

Última atualização Sex, 15 de Novembro de 2013 19:14
 

Adicionar comentário

Não é permitido palavrões ou palavras que ofendam grupos sociais específicos. Você pode demonstrar sua indignação e/ou euforia, entretanto utilize termos adequados e bom senso.


Reservamo-nos o direito de retirar palavras ou frases ofensivas ou então substituir pelo termo [INAPROPRIADO].

Opiniões políticas, culturais, sociais e/ou religiosas são de responsabilidade de seus COMENTARISTAS.

Antes da publicação dos comentários respondemos os e-mails de todos os COMENTARISTAS para maiores informações; se o e-mail não existir ou não for respondido com as informações solicitadas, o PORTAL DE CONFINS se resguarda no direito de não publicar o comentário.


Código de segurança
Atualizar




Outras notícias:

Powered By relatedArticle

Notícias - Nossa Cidade

Imagem
FIM DE ANO. 1ª CONFRATERNIZAÇÃO DO CANAL #FALACONFINS

No dia 16 de dezembro, às 18 horas, foi feita a primeira confraternização do canal #FalaConfins... Leia mais...
Imagem
FEIRA DE ARTESANATO MINIMERCADO LUINANDA, BUTIQUE DO SABOR E TEMPEROS LELÊ

No dia 10 de maio, amanhã, de 8h às 14h acontece na Rua da Gameleira, a feira de artesanato do... Leia mais...
Imagem
INICIATIVA PRIVADA. DILMA ASSINA CONTRATO DE CONCESSÃO DO AEROPORTO DE CONFINS

Concessionária vencedora do leilão vai administrar terminal por 30 anos, com 51% de... Leia mais...
Imagem
VI CONCURSO SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O evento aconteceu no dia 22 de março em vários locais da cidade e contou com atividades... Leia mais...
Imagem
DOUTOR MARCELO MARI LANÇA ATLAS SOBRE MEDICINA LEGAL

No início deste ano, Dr. Marcelo Mari lançou em conjunto com colegas, O Atlas de Medicina Legal,... Leia mais...
Imagem
EVENTO INAUGURAL DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO FASHION CITY BRASIL E FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

No dia 18, foi realizado no Clube Social de Pedro Leopoldo o evento inaugural do Programa de... Leia mais...
Imagem
A CÂMARA INFORMA. VEREADORES APROVAM O PLANO MUNICIPAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA ATENDER 100% DA POPULAÇÃO CONFINENSE

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Confins no mês de março foi aprovada por... Leia mais...
Imagem
NET POINT ESPAÇO GOUMERT. O NOVO PONTO DO “HAPPY HOUR”

Inaugurado em 24 de janeiro, o Net Point promete seu uma espaço de entretenimento com aquela... Leia mais...
Imagem
A MELHOR IDADE! POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

30/01, às 9h foram empossados os membros do Conselho Municipal do Idoso para 2014/2015, no Centro... Leia mais...
Imagem
BOI DA MANTA. 25 ANOS DE TRADIÇÃO EM CONFINS

Na história oral a festa tem muito mais tempo de tradição, entretanto os registros fotográficos... Leia mais...
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal