Home Principal Editorial

VC no Portal

Educação

EDITORIAL: TEMPO E MÉTODOS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriano Marques   
Ter, 26 de Julho de 2011 00:38

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” (Albert Einstein)

Tempo e métodosTempo e métodosMétodo, do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim". Em tantas definições que temos podemos focar em Gestão de Projetos, onde existe a metodologia que é a divisão em vários métodos até chegar num determinado objetivo. Adaptado: Wikipédia.

“Caminho para se chegar a um fim”. Qual é o fim de uma cidade? Crescimento sustentável para sua população, mas será que dá para crescer com o pé no freio?

O plano (método) do governo estadual é que o Vetor Norte tenha investimentos focados em defesa aeroespacial, nanotecnologia, biotecnologia, equipamentos médicos e farmacêuticos, serviços de tecnologia de informação, componentes eletrônicos, turismo de negócios, educação, parques de logística de distribuição e comércio atacadista. Com isso teremos milhares de empregos gerados nos próximos anos e um aumento de mais de 1 milhão de pessoas na região nos próximos 20 anos, segundo Jurong Consultants, de Cingapura.

O projeto (metodologia) propõe que os investimentos sejam concentrados em 13 municípios: Confins, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Sabará, São José da Lapa, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Matozinhos, Capim Branco e Pedro Leopoldo. Adaptado: Estado de Minas.

Quais serão os métodos para trazer, uma empresa de biotecnologia ou nanotecnologia para Confins? Valorizar o conhecimento das pessoas e disponibilizar infraestrutura como saneamento básico, rede elétrica, acesso a comunicação, ruas e serviços de apoio, para as empresas se instalarem. Precisamos trazer empresas conforme o plano do governo.

Falar de APA (Área de Proteção Ambiental) é assunto para justificar falta de metodologia para o crescimento sustentável. Confins está “protegida” na casca, mas o subsolo está podre por não ter o saneamento que é básico.  

É necessário capacitar a população para que a cidade cresça sustentavelmente. Conhecimento é a chave que dará condições para deixar o freio de lado e engatar uma primeira para o crescimento. 

Melhor andar numa baixa velocidade constante, acompanhando o caminho percorrido, do que frear o inevitável crescimento e ter que no final de uma administração, acelerar de 0 a 100 em menos de um ano para entregar serviços e obras e quem sabe garantir outro mandato freado e sem metodologia. 

Caro leitor, você quer continuar vivendo numa ilha da fantasia dentro do Vetor Norte ou numa cidade sustentável no presente e pronta para o futuro? 

BOA LEITURA! 

Adriano Marques dos Santos. Editor, cidadão, repórter e eleitor de Confins!

Última atualização Ter, 26 de Julho de 2011 00:46
 
«InícioAnterior21222324252627282930PróximoFim»

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal