Home Notícias Brasil PRESIDENTE DA CUT VÊ OUSADIA EM 1º DE MAIO BRASIL/ÁFRICA

VC no Portal

Educação

PRESIDENTE DA CUT VÊ OUSADIA EM 1º DE MAIO BRASIL/ÁFRICA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Suzana Vier, Rede Brasil Atual   
Seg, 02 de Maio de 2011 08:51

Danny Glover: melhor 1º de Maio de sua vida (Foto: Danilo Ramos) Danny Glover: melhor 1º de Maio de sua vida (Foto: Danilo Ramos)

São Paulo – Para o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, a comemoração do 1º de Maio de 2011 da central, com foco na relação Brasil/África, demonstra “ousadia e inovação”. Durante ato político da CUT no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, no início da noite deste domingo (1º), o dirigente lembrou uma série de atividades culturais e sindicais que ocorreram durante toda a semana.

Artur aproveitou a presença do ativista e ator norte-americano, Danny Glover, cujos pais foram sindicalistas nos Estados Unidos para destacar a importância de garantir a participação dos negros, nos Estados Unidos e no Brasil, a fim de fortalecer o movimento sindical.

O líder cutista, também chamou atenção para a agenda de lutas da classe trabalhadora. “A agenda mostra a diferença da CUT com outras organizações no Brasil”, dispara.

Artur defendeu o fim do “famigerado imposto sindical”. Segundo ele, são criados 2,3 novos sindicatos diariamente. “Muitos sem representação”, salientou. Seriam sindicatos fantasmas ou de gaveta que “não ajudam a melhorar a vida de trabalhadores e trabalhadoras”, disse.

Além de destacar a importância de sindicatos representativos, o sindicalista citou a luta da CUT contra a precarização do trabalho. “A CUT é incessante na organização da classe trabalhadora”, acrescentou.

Dívida histórica

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, representou a presidenta Dilma Rousseff, que está com pneumonia e fez exames na capital paulista, antes de retornar a Brasília.

Carvalho elogiou a iniciativa da CUT ao entrelaçar o movimento sindical brasileiro com entidades sindicais africanas e recordou a dívida histórica, política e ética do país com a África. Segundo ele, a ação da CUT “dá concretude à aproximação que o governo (do ex-presidente) Lula fez com a África”.

Na carta à central, a presidenta valorizou o diálogo e a participação do movimento sindical em temas relevantes para o país. Dilma ressalta que seu governo e do ex-presidente Lula nasceram das ideias e lutas dos trabalhadores brasileiros. “Foi dessas lutas que nasceu o Brasil de hoje”, relata.

Dilma exemplificou ainda os avanços no país que foram derivados das lutas dos trabalhadores. “Com o respaldo dos trabalhadores organizados, com sua contribuição fundamental para o dinamismo da economia brasileira, vamos transformar o Brasil em um país próspero, sem miséria”, assinalou.

Ativismo global

“Viva o Brasil! Viva a África”, pediu o ator e ativista norte-americano Danny Glover, presente às atividades de comemoração do dia do trabalhador da CUT, neste domingo.

Glover confessou que este 1º de Maio, que passa no Brasil, é a melhor celebração em que já esteve para comemorar o Dia do Trabalho. O ator realçou ainda a importância da África para toda a civilização. “África é a mãe da civilização. Somos os filhos de Mandela”, continuou. 

Ele também enalteceu o que classifica de “extraordinária colaboração” entre trabalhadores e governo, no Brasil. “Não há precedentes de algo assim”, disse.

Também presente ao ato político da CUT, o senador Eduardo Suplicy acentuou que estão abertos os caminhos para o diálogo entre trabalhadores e a presidenta Dilma.

A atriz e cantora Elisa Lucinda, que apresentou boa parte das atrações culturais do dia, advertiu que no Brasil não se fala de racismo, mas a prática é constante. A atriz declamou a poesia de sua autoria “Mulata exportação”, em que critica o racismo velado e encerrou sua participação cantando com a multidão presente ao Vale do Anhangabaú.

Rui Falcão, recém-eleito presidente nacional do PT, elogiou a iniciativa da CUT de integração dos povos africanos e brasileiro. “O Brasil é multiétnico e multicultural”, destacou. Falcão assumiu a presidência após afastamento do ex-senador José Eduardo Dutra, que renunciou ao cargo por motivo de saúde. Para o líder petista, a melhoria no emprego e na qualidade de vida do brasileiro se deve em grande parte às lutas da CUT.

Também participaram do ato política da central Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, Edinho Silva, presidente do PT/SP, e o ator e militante Celso Frateschi.

Última atualização Seg, 02 de Maio de 2011 08:57
 

Adicionar comentário

Não é permitido palavrões ou palavras que ofendam grupos sociais específicos. Você pode demonstrar sua indignação e/ou euforia, entretanto utilize termos adequados e bom senso.


Reservamo-nos o direito de retirar palavras ou frases ofensivas ou então substituir pelo termo [INAPROPRIADO].

Opiniões políticas, culturais, sociais e/ou religiosas são de responsabilidade de seus COMENTARISTAS.

Antes da publicação dos comentários respondemos os e-mails de todos os COMENTARISTAS para maiores informações; se o e-mail não existir ou não for respondido com as informações solicitadas, o PORTAL DE CONFINS se resguarda no direito de não publicar o comentário.


Código de segurança
Atualizar




Outras notícias:

Powered By relatedArticle

Notícias - Brasil

Imagem
BOLSA FAMÍLIA COMPLETA 10 ANOS SEM PORTAS DE SAÍDA

Programa comemora o décimo aniversário com um quarto dos brasileiros recebendo o auxílio. A... Leia mais...
Imagem
CHUVAS NO RIO. MORRE A 28ª VÍTIMA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS-RJ

Subiu para 28 o número de mortos em decorrência dos temporais na cidade de Petrópolis, na... Leia mais...
Imagem
VOCALISTA DO CHARLIE BROWN JR É ENCONTRADO MORTO EM SP

Chorão estava no apartamento onde morava, em Pinheiros. Causa da morte ainda não foi divulgada. O... Leia mais...
Imagem
NOVA LISTA TEM 233 MORTOS EM INCÊNDIO EM BOATE; 120 HOMENS E 113 MULHERES

A Polícia Civil do Rio Grande Sul divulgou no final da tarde deste domingo que o número de mortos... Leia mais...
Imagem
ELEIÇÕES 2014. AÉCIO VAI USAR CHOQUE DE GESTÃO COMO BANDEIRA

A eficiência na gestão pública é um dos pilares do discurso que o senador Aécio Neves... Leia mais...
Imagem
OSCAR NIEMEYER MORRE AOS 104 ANOS

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira (dia 5). Ele tinha 104 anos. Segundo... Leia mais...
Imagem
70 CM. MENINA NASCE COM 6 KG NO DISTRITO FEDERAL

Uma menina nasceu com 6,010 kg e 70 cm no Distrito Federal. O pai do bebê se disse assustado, mas... Leia mais...
Imagem
TRÁFICO. TIROS DE HELICÓPTERO MATAM BANDIDO MAIS PROCURADO DO RJ

Corpo de Mário José Sabino foi deixado por comparsas em um carro em Bangu Rio de janeiro. Uma... Leia mais...
Imagem
THOR BATISTA TEM FERRARI APREENDIDA EM BLITZ NO RIO DE JANEIRO

O filho do empresário Eike Batista, Thor Batista, 20, foi parado em uma blitz do Detran na tarde... Leia mais...
Imagem
CARRETA SEM CONTROLE MATA EQUIPE DE REPORTAGEM DA TV BANDEIRANTES

Acidente ocorreu em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e deixou outros sete jornalistas feridos,... Leia mais...
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal