Home Notícias Brasil NOVA LISTA TEM 233 MORTOS EM INCÊNDIO EM BOATE; 120 HOMENS E 113 MULHERES

VC no Portal

Educação

NOVA LISTA TEM 233 MORTOS EM INCÊNDIO EM BOATE; 120 HOMENS E 113 MULHERES PDF Imprimir E-mail
Escrito por Rafael Passos e Thaíne Belissa ESTADO DE MINAS com agências   
Seg, 28 de Janeiro de 2013 03:04

A Polícia Civil do Rio Grande Sul divulgou no final da tarde deste domingo que o número de mortos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), subiu para 233, sendo 120 homens e 113 mulheres.

Brigada Militar no trabalho de controle do incêndio e socorro às vítimas. Foto: Germano Roratto/Ag. RBS/FolhapressBrigada Militar no trabalho de controle do incêndio e socorro às vítimas. Foto: Germano Roratto/Ag. RBS/Folhapress

Desse total, 115 corpos já foram formalmente reconhecidos. A maioria dos mortos tinha entre 16 e 20 anos e foi asfixiada pela fumaça. A Secretaria de Segurança Públia do RS divulgou a lista com os nomes das vítimas. Saiba aqui

O delegado Sandro Meinerz, um dos responsáveis pela investigação do incêndio afirmou que o alvará de funcionamento do estabelecimento estava vencido. "A informação preliminar é que o estabelecimento funcionava com alvará vencido em processo de renovação, mas ainda não renovado" afirmou o delegado à Agência Estado. "Por que não renovou?", questionou.

Meinerz disse ainda que a Polícia Civil irá investigar quando foi realizada a última vistoria do estabelecimento e verificar se houve alguma mudança na estrutura do local a partir de então.

O número de mortos chegou a 106, dos quais 92 estão internados em hospitais de Santa Maria e 14 tiveram que ser transferidos para Porto Alegre em razão da gravidade do estado de saúde. Ainda neste domingo os corpos começaram a ser velados.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse, em entrevista coletiva nesta tarde, que 30 pessoas estão respirando com a ajuda de aparelhos.

"Já disponibilizamos mais 50 leitos de UTI em Porto Alegre caso seja necessário a trasnferência de mais pacientes. Os que estão respirando por aparelhos são os receberão mais atenção em relação à necessidade de remoção”, explicou Padilha.

Urgência

 O ministro informou que já foram deslocados 20 respiradores e 30 ventiladores mecânicos, além de ambulâncias para atendimento das vítimas. “Também houve deslocamento de profissionais da Força Nacional do SUS, que atuaram no terremoto do Haiti e em outras tragédias, além da Força Aérea Brasileira, que tem profissionais treinados para a área de incêndio”, afirma.

Parentes dos mortos ficaram consternados com a tragédia na boate Kiss. Foto: AFP PHOTOParentes dos mortos ficaram consternados com a tragédia na boate Kiss. Foto: AFP PHOTO

Alexandre Padilha destacou que outra prioridade nesse momento é o apoio médico e psicológico às famílias das vítimas. " Há uma forte mobilização de voluntários que somaram esforço para dar esse suporte", afirmou.

Solidariedade

A presidente Dilma Rousseff prestou solidariedade às famílias das vítimas. Ela foi ao Hospital de Caridade de Santa Maria e visitou feridos e, em seguida, a comitiva presidencial se deslocou até o ginásio do Centro Desportivo Municipal. O local está sendo usado para o reconhecimento dos corpos. Muito emocionada, Dilma deixou o local sem falar com a imprensa.

Drama

Um dos sobreviventes do incêndio contou os momentos de terror e pânico que viveu "Foi um horror. Perdi um amigo muito próximo. As saídas de emergência eram insuficientes; perdi meu amigo de vista na confusão. Uma menina morreu em meus braços. Senti quando seu coração parou de bater. Só tinha visto isso no cinema”, contou o dentista Mattheus Bortolotto à TV Band News.

Repercussão

A morte de 233 pessoas no incêndio na casa noturna ganhou destaque na imprensa internacional.

Os sites dos jornais argentinos La Nación e Clarín divulgaram a tragédia na manchete – Santa Maria fica na região central do Rio Grande do Sul , estado que faz fronteira com a Argentina. Os veículos compararam o acidente com o ocorrido em Buenos Aires em 2004, quando um incêndio na boate República Cromañón resultou na morte de 194 pessoas.

A página eletrônica do espanhol El País também anunciou o fato na manchete, com vídeos e galerias de fotos que mobilizam comentários de dezenas de leitores. Os britânicos BBC e The Guardian também divulgam a notícia em destaque na primeira página. O Le Monde, um dos principais jornais da França, colocou a notícia na capa do site na internet.

Já o norte-americano The New York Times fez um histórico de incêndios em casas noturnas pelo mundo, indicando que a tragédia de Santa Maria está entre as mais graves da última década. Também nos Estados Unidos, o jornal Washington Post e o canal televisivo CNN divulgaram a notícia em destaque em seus respectivos sites.

A notícia também foi manchete no site da televisão Al Jazeera, do Catar, que reúne as principais informações do Oriente Médio.

Tragédia

Segundo testemunhas que estavam na boate, o incêndio teve início por volta das 2h30, quando o vocalista da banda Gurizada Fandangueira teria usado um sinalizador. O fogo que sai do equipamento atingiu o teto e o material de isolamento acústico, se alastrando rapidamente pelo local.

Imagens fortes.Imagens fortes.

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.

Última atualização Seg, 28 de Janeiro de 2013 13:38
 

Adicionar comentário

Não é permitido palavrões ou palavras que ofendam grupos sociais específicos. Você pode demonstrar sua indignação e/ou euforia, entretanto utilize termos adequados e bom senso.


Reservamo-nos o direito de retirar palavras ou frases ofensivas ou então substituir pelo termo [INAPROPRIADO].

Opiniões políticas, culturais, sociais e/ou religiosas são de responsabilidade de seus COMENTARISTAS.

Antes da publicação dos comentários respondemos os e-mails de todos os COMENTARISTAS para maiores informações; se o e-mail não existir ou não for respondido com as informações solicitadas, o PORTAL DE CONFINS se resguarda no direito de não publicar o comentário.


Código de segurança
Atualizar




Outras notícias:

Powered By relatedArticle

Notícias - Brasil

Imagem
BOLSA FAMÍLIA COMPLETA 10 ANOS SEM PORTAS DE SAÍDA

Programa comemora o décimo aniversário com um quarto dos brasileiros recebendo o auxílio. A... Leia mais...
Imagem
CHUVAS NO RIO. MORRE A 28ª VÍTIMA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS-RJ

Subiu para 28 o número de mortos em decorrência dos temporais na cidade de Petrópolis, na... Leia mais...
Imagem
VOCALISTA DO CHARLIE BROWN JR É ENCONTRADO MORTO EM SP

Chorão estava no apartamento onde morava, em Pinheiros. Causa da morte ainda não foi divulgada. O... Leia mais...
Imagem
NOVA LISTA TEM 233 MORTOS EM INCÊNDIO EM BOATE; 120 HOMENS E 113 MULHERES

A Polícia Civil do Rio Grande Sul divulgou no final da tarde deste domingo que o número de mortos... Leia mais...
Imagem
ELEIÇÕES 2014. AÉCIO VAI USAR CHOQUE DE GESTÃO COMO BANDEIRA

A eficiência na gestão pública é um dos pilares do discurso que o senador Aécio Neves... Leia mais...
Imagem
OSCAR NIEMEYER MORRE AOS 104 ANOS

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira (dia 5). Ele tinha 104 anos. Segundo... Leia mais...
Imagem
70 CM. MENINA NASCE COM 6 KG NO DISTRITO FEDERAL

Uma menina nasceu com 6,010 kg e 70 cm no Distrito Federal. O pai do bebê se disse assustado, mas... Leia mais...
Imagem
TRÁFICO. TIROS DE HELICÓPTERO MATAM BANDIDO MAIS PROCURADO DO RJ

Corpo de Mário José Sabino foi deixado por comparsas em um carro em Bangu Rio de janeiro. Uma... Leia mais...
Imagem
THOR BATISTA TEM FERRARI APREENDIDA EM BLITZ NO RIO DE JANEIRO

O filho do empresário Eike Batista, Thor Batista, 20, foi parado em uma blitz do Detran na tarde... Leia mais...
Imagem
CARRETA SEM CONTROLE MATA EQUIPE DE REPORTAGEM DA TV BANDEIRANTES

Acidente ocorreu em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e deixou outros sete jornalistas feridos,... Leia mais...
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal