Home Notícias Brasil MINISTROS DO STF RECONHECEM POR UNANIMIDADE UNIÃO ESTÁVEL PARA CASAIS HOMOSSEXUAIS

VC no Portal

Educação

MINISTROS DO STF RECONHECEM POR UNANIMIDADE UNIÃO ESTÁVEL PARA CASAIS HOMOSSEXUAIS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Gustavo Gantois, do R7, em Brasília   
Sex, 06 de Maio de 2011 00:34

Dez ministros se posicionaram a favor a equiparar os direitos dos gays com heterossexuais

Ministros do STF foram unânimes na votação que equiparou direitos dos homossexuais aos casais héteros em união estável. Foto: Dida Sampaio/04.maio.2011/Agência EstadoMinistros do STF foram unânimes na votação que equiparou direitos dos homossexuais aos casais héteros em união estável. Foto: Dida Sampaio/04.maio.2011/Agência Estado

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta quinta-feira (5), equiparar as relações entre homossexuais às uniões estáveis entre heterossexuais. Por unanimidade, a união homoafetiva foi reconhecida como um núcleo familiar como qualquer outro, ficando suscetível aos mesmos direitos e obrigações de casais formados por homens e mulheres.

Na prática, os casais homossexuais, para serem reconhecidos em uma união estável, precisam cumprir os mesmo requisitos de casais heterossexuais, como convivência pública, duradoura e contínua. A exigência de um prazo mínimo de convivência foi abolida em 1996. Para reconhecer a união, eles devem procurar um cartório e registrar a estabilidade da relação.

Com a decisão, 112 direitos que até então eram exclusivos aos casais formados por homem e mulher poderão ser estendidos aos casais homossexuais, como comunhão de bens, pensão alimentícia, pensão do INSS, planos de saúde e herança. Mas como todos esses processos envolvem a Justiça, os casais homossexuais ainda terão de encarar os tribunais para fazer valer seus direitos, mas agora da mesma forma que casais heterossexuais.

O ministro Ayres Britto, relator dos processos, afirmou, após o fim da sessão, que o Supremo realmente equiparou todos os direitos, mas preferiu não detalhar quais seriam eles porque isso é papel do Congresso.

- Nossa decisão vale por si, não precisa de adendo e complemento do Legislativo. Mas isso não é um fechar de portas para o poder Legislativo, ele é livre para dispor sobre todas as consequências da nossa decisão. Em tese, está liberado.

A única dúvida que restou após o julgamento é sobre a figura do casamento. O parágrafo terceiro da lei 226 da Constituição, que rege a união estável, dispõe que "para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar a sua conversão em casamento."

Como a decisão do STF foi no sentido de equiparar a união estável homoafetiva à heterossexual, em tese o casamento teria de ser estendido aos casais gays, como afirma a lei. A leitura, no entanto, ainda é confusa, como explica a advogada Sylvia Maria Mendonça do Amaral.

- O casamento exige registro civil e, às vezes, envolve uma aprovação religiosa, se assim decide o casal. Há toda uma formalidade que não existe na união estável. Mas isso ainda será fruto de muita discussão na Justiça.

O julgamento conjunto da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4277 e da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 132 começou na quarta-feira (4). A primeira ação, apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em 2009, requisitava o reconhecimento da "união entre pessoas do mesmo sexo, como entidade familiar, desde que atendidos os requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher".

A segunda, proposta em 2008 pelo governo do Rio de Janeiro, tinha como objetivo garantir que funcionários estaduais, com relações homoafetivas estáveis, possam desfrutar de benefícios decorrentes de união estável heterossexual.

Dos 11 ministros do Supremo, apenas dez votaram, já que o ministro Antonio Dias Toffoli estava impedido de julgar o caso por ter atuado como advogado-geral da União nas ações, antes de assumir uma vaga no STF.

Última atualização Sex, 06 de Maio de 2011 00:44
 

Adicionar comentário

Não é permitido palavrões ou palavras que ofendam grupos sociais específicos. Você pode demonstrar sua indignação e/ou euforia, entretanto utilize termos adequados e bom senso.


Reservamo-nos o direito de retirar palavras ou frases ofensivas ou então substituir pelo termo [INAPROPRIADO].

Opiniões políticas, culturais, sociais e/ou religiosas são de responsabilidade de seus COMENTARISTAS.

Antes da publicação dos comentários respondemos os e-mails de todos os COMENTARISTAS para maiores informações; se o e-mail não existir ou não for respondido com as informações solicitadas, o PORTAL DE CONFINS se resguarda no direito de não publicar o comentário.


Código de segurança
Atualizar




Outras notícias:

Powered By relatedArticle

Notícias - Brasil

Imagem
BOLSA FAMÍLIA COMPLETA 10 ANOS SEM PORTAS DE SAÍDA

Programa comemora o décimo aniversário com um quarto dos brasileiros recebendo o auxílio. A... Leia mais...
Imagem
CHUVAS NO RIO. MORRE A 28ª VÍTIMA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS-RJ

Subiu para 28 o número de mortos em decorrência dos temporais na cidade de Petrópolis, na... Leia mais...
Imagem
VOCALISTA DO CHARLIE BROWN JR É ENCONTRADO MORTO EM SP

Chorão estava no apartamento onde morava, em Pinheiros. Causa da morte ainda não foi divulgada. O... Leia mais...
Imagem
NOVA LISTA TEM 233 MORTOS EM INCÊNDIO EM BOATE; 120 HOMENS E 113 MULHERES

A Polícia Civil do Rio Grande Sul divulgou no final da tarde deste domingo que o número de mortos... Leia mais...
Imagem
ELEIÇÕES 2014. AÉCIO VAI USAR CHOQUE DE GESTÃO COMO BANDEIRA

A eficiência na gestão pública é um dos pilares do discurso que o senador Aécio Neves... Leia mais...
Imagem
OSCAR NIEMEYER MORRE AOS 104 ANOS

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira (dia 5). Ele tinha 104 anos. Segundo... Leia mais...
Imagem
70 CM. MENINA NASCE COM 6 KG NO DISTRITO FEDERAL

Uma menina nasceu com 6,010 kg e 70 cm no Distrito Federal. O pai do bebê se disse assustado, mas... Leia mais...
Imagem
TRÁFICO. TIROS DE HELICÓPTERO MATAM BANDIDO MAIS PROCURADO DO RJ

Corpo de Mário José Sabino foi deixado por comparsas em um carro em Bangu Rio de janeiro. Uma... Leia mais...
Imagem
THOR BATISTA TEM FERRARI APREENDIDA EM BLITZ NO RIO DE JANEIRO

O filho do empresário Eike Batista, Thor Batista, 20, foi parado em uma blitz do Detran na tarde... Leia mais...
Imagem
CARRETA SEM CONTROLE MATA EQUIPE DE REPORTAGEM DA TV BANDEIRANTES

Acidente ocorreu em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e deixou outros sete jornalistas feridos,... Leia mais...
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal