Home Notícias Aeroporto CONFINS RECEBERÁ VOOS DO AIRBUS A-380

VC no Portal

Educação

CONFINS RECEBERÁ VOOS DO AIRBUS A-380 PDF Imprimir
NOTÍCIAS - AEROPORTO
Escrito por Celso Martins - Do Hoje em Dia   
Qui, 15 de Setembro de 2011 12:13
AddThis Social Bookmark Button

Aeronaves serão utilizadas inicialmente no destino para Guarulhos, mas poderão ser desviadas para Minas Gerais

o superavião tem 24 metros de altura e 72,7 comprimento, com capacidade para até 853 pessoas. Foto: Divulgaçãoo superavião tem 24 metros de altura e 72,7 comprimento, com capacidade para até 853 pessoas. Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está preparado para receber voos do maior avião de passageiros do mundo, o A-380. A partir de dezembro, a Emirates vai usar a aeronave da Airbus para fazer as ligações entre Guarulhos (SP) e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Se o aeroporto paulista estiver fechado por causa do tempo, o avião será desviado para Confins.

A decisão da Infraero de liberar pousos e decolagens em Confins do superjumbo abre caminho para outras companhias lançarem rotas a partir de Minas Gerais. Além de ser o quinto maior terminal de passageiros do país, Confins tem voos diretos para Portugal, Estados Unidos, Panamá, Argentina e Uruguai.

As companhias europeias Air France e Lufthansa, que operam com o A-380, já estudam a criação de voos para Confins durante a Copa de 2014, segundo uma fonte da Infraero. O embarque e desembarque de passageiros ocorreria sempre fora do horário do pico, após as 22 horas.

Com 24 metros de altura, o que equivale a um prédio de sete andares, e 72,7 metros de comprimento, o A-380 tem capacidade para 853 passageiros, mas a maioria opera com no máximo 560. O restante do espaço é usado para as classes de luxo, com cabinas com camas, duchas e sala de estar.

"Os aviões maiores permitem que as companhias ofereçam tarifas menores. Com o crescimento da economia brasileira, as grandes empresas de aviação estão colocando aviões maiores e mais novos para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte", analisa o perito de aviação Paulo Ademar de Souza Filho.

O médico cirurgião Lucas Coacci, de 25 anos, que também é piloto, alerta que para a operação do A-380 em Confins em voos regulares a Infraero terá que concluir as obras de ampliação do terminal de passageiros. "O aeroporto não suporta, hoje, a chegada de 400 pessoas de uma só vez. A infraestrutura de Confins precisa ser melhorada", diz.

Por outro lado, Lucas Coacci explica que há uma procura por voos com classes executivas por médicos e executivos de Minas Gerais que participam de congresso no exterior. "Os voos diretos da TAP de Confins para Portugal foram os que tiveram os maiores índices de crescimento da companhia no mundo. Minas Gerais tem demanda para receber voos do A-380", analisa Lucas Coacci.

Em julho deste ano, o Aeroporto de Confins ultrapassou o Aeroporto de Salvador no número de passageiros transportados. Com isso, as companhias estrangeiras que operam no Brasil e que estão interessadas em usar o A-380 para as ligações do Nordeste, a partir da Bahia, voltaram sua atenções para Confins, segundo a mesma fonte da Infraero, que pediu anonimato.

No acumulado de janeiro a julho deste ano foram 5.120.820 embarques no aeroporto mineiro, enquanto no aeroporto da Bahia este número foi de 5.017.730. O saldo a favor de Confins é de 103.090 passageiros. Em relação ao mesmo período de 2010, Confins registrou aumento de 29,5%, acima da média nacional, cujo crescimento no número de passageiros foi de 19,8%.

Entre janeiro a julho do ano passado, quando Confins teve 3.953.721 embarques nacionais e internacionais, o terminal ficou como sétimo maior do Brasil. O aeroporto mineiro perdia para Salvador (4.343.198) e Santos Dumont (4.302.608). O litoral da Bahia é o que mais recebe turistas brasileiros e estrangeiros e Salvador é a porta de entrada destes viajantes.

Guarulhos (SP) continua no primeiro lugar com 17.118.013 passageiros embarcados entre janeiro e julho deste ano, aumento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2010. Em segundo lugar aparece Congonhas (9.698.091), com crescimento de 13,1%, seguido por Brasília, com 9.015.172 passageiros e aumento de 12,5%.

O Aeroporto do Galeão (RJ) aparece no quarto lugar, com 8.297.482 embarques, crescimento de 22,4% em relação a igual período do ano passado. O aeroporto carioca também está preparado para receber o A-380, segundo a Infraero.

 

Adicionar comentário

Não é permitido palavrões ou palavras que ofendam grupos sociais específicos. Você pode demonstrar sua indignação e/ou euforia, entretanto utilize termos adequados e bom senso.


Reservamo-nos o direito de retirar palavras ou frases ofensivas ou então substituir pelo termo [INAPROPRIADO].

Opiniões políticas, culturais, sociais e/ou religiosas são de responsabilidade de seus COMENTARISTAS.

Antes da publicação dos comentários respondemos os e-mails de todos os COMENTARISTAS para maiores informações; se o e-mail não existir ou não for respondido com as informações solicitadas, o PORTAL DE CONFINS se resguarda no direito de não publicar o comentário.


Código de segurança
Atualizar




Outras notícias:

Powered By relatedArticle

Oportunidade de Emprego

Notícias - Aeroporto

Imagem
CONCESSÃO: SUCESSO DO LEILÃO VAI AGILIZAR A PRIVATIZAÇÃO DE CONFINS

Um dos consórcios foi formado por fundos públicos e gerou polêmica São Paulo. O resultado do... Leia mais...
Imagem
INFRAERO QUER LANCHONETES MAIS BARATAS NOS AEROPORTOS BRASILEIROS

Um edital da Infraero, publicado nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União, prevê a... Leia mais...
Imagem
INFRAERO ANUNCIA MEDIDAS PARA EVITAR CAOS EM CONFINS

Fluxo aumentará 10% em dezembro em relação a igual período de 2010 Chuvas, obras e um movimento... Leia mais...
Imagem
CONSÓRCIOS APRESENTAM PROPOSTAS PARA TERMINAL 2 DO AEROPORTO EM CONFINS

BELO HORIZONTE (25/11/11) - Mais um passo foi dado nesta sexta-feira (25), para a implantação do... Leia mais...
Imagem
VIAJANTES TROCAM ESTRADAS PELO CÉU

Infraestrutura de aeroportos, tarifas baratas e rapidez fazem moradores da Zona da Mata aderirem ao... Leia mais...
Imagem
CONFINS TERÁ QUE "IMPORTAR" TRABALHADORES PARA REFORMA

Área, que hoje é de 60,3 mil m², será ampliada para 67,7 mil m² As obras de ampliação e... Leia mais...
Imagem
UM DIA NO AEROPORTO DE CONFINS REVELA HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E PLANOS

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves é a menor distância de Minas para o mundo. O Estado de... Leia mais...
Imagem
ANAC AUTORIZA COMPRA DA WEBJET PELA GOL

Pelo acordo fechado em julho, a GOL pagará R$ 96 milhões pela Webjet e assumirá dívidas de... Leia mais...
Imagem
CONFINS RECEBERÁ VOOS DO AIRBUS A-380

Aeronaves serão utilizadas inicialmente no destino para Guarulhos, mas poderão ser desviadas para... Leia mais...
Imagem
PREÇO DE PASSAGEM AÉREA É O MAIS BAIXO DESDE 2002

Os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas,... Leia mais...
Banner
Se você não quer sua foto publicada no Portal de Confins, entre em contato citando o evento e o número da foto para retirarmos.
 

Leia o Jornal